terça-feira, 6 de julho de 2010

Noite a dentro...

Há dias que tenho perdido o sono após um cochilo de uma ou duas hóras. Acórdo e fico rolando na cama, prá lá...prá cá...e não consigo mais conciliar o sono. Será que estou trocando o dia pela noite? As vêzes fico pensando que sim! Uái! Coisa mais esquisita, sô! Nunca me aconteceu um trém dêsse! Tá doido, sô! Num tô achanu bão isso, não! Achu quieu vô falá cá mãe e preguntá préla céla sabi pruquê co to dêssi jeitu. Sá mãi num subé, ieu vô pregunta pu pai. Será qui êle vai sabê mi respondê? Num sei não, sô! Du jeitu cu véiu é iguinoranti! É bem capáis do danádu cumeçá e mi xingá di tudu quantu é nómi fêiu; dizê queiu sô vagabundu, quieu num préstu, quieu divia i trabaiá i pará di vivê as custa dêli. Uái! Ieu num tenhu curpa di tê nascidu, né memu? Si dependesse dieu, ieu táva quétinhu lá no venti da minha mãezinha querida. Tádinha déla, ponhô ieu nêsse mundu véiu di Deus, pá ficá iscuitanu o pai mi xingá o tempu todin!

Como as coisas mudam tão repentinamente, não é verdade? Éssa noite, dormi bem que só vendo! Ô sono bom que eu tive, sô! Hoje acordei bem descançado, ao contrário das noites anteriores que foram mal dormidas. Será que foi porisso que eu fiquei escrevendo que nem caipira? Bem...prá dizer a verdade, verdadeiramente verídica e verdadeira, eu não pásso dum bom caipira lá das Minas Gerais. Uái! Sô! Não sei explicar a razão de eu ter tanto orgulho de ser mineiro, se minha famíla saiu de lá, quando eu tinha dois anos de idade e fui conhecer minha térrinha quando eu já estava com vinte anos na cacunda. Sempre digo que deve ser uma coisa d'alma. Acho que eu trago no sangue éssa gostosura de me sentir MINEIRO.


Posted by Picasa

2 comentários:

  1. Olá João, primeiramente obrigado pelo comentário.
    A pontuação em língua portuguesa, pelo ponto de vista normativo, segue padrões bem estabelecidos, porém, a escrita literária pode subverter estes padrões, como na maioria das vezes o faz, isso faz parte da estilística, uma área de conhecimento bastante explorada hoje em dia. Alguns escritores como Guimarães Rosa, Saramago, Danton Trevisan e outros, usam e abusam deste recurso. Desculpe-me, sua critica não me fez muito sentido, estudo língua portuguesa diariamente, tanto que sou professor desta disciplina.
    Enfim, espero não ter soado pedante neste comentário.

    Novamente obrigado pela visita.

    Lucas.

    ResponderExcluir
  2. Não soou pedante não, meu fio! Como eu nunca li nada só com pontos finais, achei um tanto estranho, daí, o meu comentário. Minha intenção foi das melhores. Como você é um estudioso da nóssa lingua portuguêsa, calar-me-ei diante dos teus escritos, para mim, um tanto estranhos, quando só com pontos finais. Abraço fraterno à você. Fica com Deus.

    ResponderExcluir